Uma das maiores preocupações de famílias que lidam com TEA é o autismo na vida adulta. As crianças que são diagnosticadas cedo e recebem o tratamento correto são auxiliadas por profissionais de saúde, educadores e familiares durante o processo. Mas o autismo em adultos traz novos desafios.
Assim, quando o filho começa a crescer e buscar mais independência, é comum que os pais tenham receios e preocupações. Além de todos os fatores de inclusão envolvidos, é importante saber que os adultos com TEA podem se tornar mais independentes que na infância. Porém, existem desafios diferentes a serem enfrentados. O apoio da família é fundamental nesse processo de transição para a vida adulta.
O autismo na vida adulta e a independência
Com a chegada da vida adulta, o jovem costuma precisar administrar melhor seu tempo. O autismo em adultos dificulta um pouco esse processo, já que os rituais repetitivos podem interferir no tempo que a pessoa gostaria de dedicar, por exemplo, aos estudos universitários.
Outro fator importante é que as habilidades sociais são comprometidas pelo autismo em adultos. Isso pode causar dificuldades em manter o foco nas demandas sociais como eventos, círculos de amizades e atividades coletivas como esportes.
A organização é outro fator chave nesse processo. Para se tornar mais independente, seu filho pode precisar aprender a organizar atividades como:
- suas tarefas domésticas;
- prazos;
- obrigações;
- controle financeiro;
- e outros marcos da vida adulta.
Mas os pacientes de TEA encontram alguma dificuldade nisso.
O ambiente de trabalho também pode ser um gatilho para o jovem. Ainda que o autismo em adultos não necessariamente impeça alguém de manter um emprego estável, a inclusão nos espaços profissionais nem sempre está ideal e receptiva a pessoas neuroatípicas.
Essa incerteza em relação ao futuro e à receptividade causa muito estresse em pessoas autistas.
Estudos indicam que os níveis de ansiedade e depressão são maiores em pessoas com TEA do que em pessoas neurotípicas. Esse é um sinal para o qual familiares e profissionais de saúde devem ficar alertas e buscar ajuda se necessário.
Como ajudar os filhos autistas na independência
Para os pais preocupados com a transição do adolescente com autismo para a vida adulta, alguns passos podem ser tomados para aliviar o estresse. Entre eles estão:
- estabelecer uma rotina que ajude seu filho a tomar conta de si mesmo;
- e aumentar seu convívio com o espaço externo.
Por exemplo:
- criar uma lista de tarefas e aumentar a responsabilidade do adolescente em casa e apoiá-lo até que consiga fazer sozinho;
- antecipar os desafios de se deslocar pela cidade ou interagir com desconhecidos para diminuir a ansiedade;
- buscar incentivá-lo a participar de atividades comunitárias.
O auxílio profissional também pode mudar no autismo na vida adulta. A terapia cognitiva costuma obter sucesso, focando em exercícios de habilidades sociais e aconselhamento profissional e acadêmico. Ela funciona ajudando o adulto com TEA lidar com os obstáculos do dia-a-dia e evitando que eles escalem para uma crise.
O autismo em adultos pode ter desafios, mas não limita a pessoa a viver uma vida plena e ter sucesso e encontrar seu espaço. Conheça os jovens que cresceram com autismo e se destacam também na vida adulta.
Muito bacana falar sobre a vida do adulto que possui TEA, é um assunto pouco falado ainda. É importante ressaltar que quanto antes o diagnóstico seja feito, mais opções de desenvolvimento a criança tem.
Indico esse livro que fala de uma maneira muito fácil de compreender sobre o TEA
https://www.amazon.com.br/gp/product/8545203071/ref=as_li_tl?ie=UTF8&tag=psicolisiane-20&camp=1789&creative=9325&linkCode=as2&creativeASIN=8545203071&linkId=bec00f3a38695ca505f03276836b3ee0
Que bom que você gostou.
Realmente é um tema pouco explorado e que acaba gerando ansiedade e incertezas.
Obrigado pela indicação do livro.
Fizemos um post falando sobre o diagnóstico, você já teve oportunidade de ler?
Segue o link: https://en.jadeautism.com/o-diagnostico-do-autismo-e-a-emissao-de-laudos/
Olá meus amigos, muita paz e prosperidade.
Hoje venho trazer uma incrível dica, para que tem filho ou aluno com Austimo
que vai melhorar extremamente a fala, o comportamento e interação deles.
e um guia com soluções práticas, fáceis de fazer, que além de ajudar a quem mais amamos
vai também nos aproximar ainda mais deles.
Não sei por quanto tempo vai ficar online, então corre lá, dá uma olhadinha sem compromisso
que vai te agregar, muito mesmo!
vou deixar o link
http://bit.ly/Aprender101
Todo aprendizado é um desafio, mas todo desafio é uma chance de aprender!
Um forte abraço e espero ter ajudado.
You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something that I think I would never understand. It seems too complex and very broad for me. I’m looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!